Um novo estudo publicado no Canadian Journal of Physiology e Pharmacology descobriu que a maconha pode fornecer uma opção de tratamento para a obesidade através da redução do peso corporal e melhorar a sensibilidade à insulina.
"Antagonistas Canabinóide 1 (CB1) [receptores de cannabis no corpo] reduzem o peso corporal e melhoram a sensibilidade à insulina", de acordo com o estudo. "Dados pré-clínicos indicam que uma dose aguda de antagonista CB1 rimonabanto provoca um aumento da glucose no sangue.
A exendina-4 [outro antagonista CB1] melhora a secreção de insulina estimulada por glicose no pâncreas, e reduz o apetite, através da ativação dos receptores de GLP-1 no sistema nervoso central e no fígado ".
Ao combinar os dois, os pesquisadores descobriram que; "Deste modo, a adição de exendina-4 para o rimonabant produz uma maior redução na ingestão de alimentos, devido ao aumento da aversão, mas reduz os outros efeitos colaterais sobre o sistema nervoso central. A hiperglucagonemia induzida por rimonabant é parcialmente responsável pelo aumento do efeito anti-obesidade da exendina-4."
O estudo completo, que foi conduzido por pesquisadores do Departamento de Farmacologia e Toxicologia do Centro de Pesquisa Zydus Cadila em Healthcare Limited, na Índia, pode ser encontrada original em inglês clicando aqui.
Sempre existiu o mito de que maconheiro tem a grande tendência a engordar, o que faz sentido se acreditarmos literalmente na larica, que multiplica nosso poder de comer com muita veracidade. Mas o fato é que quem conhece muitos maconheiros, percebe que o padrão estético dessas pessoas mostra exatamente o contrário. Eu particularmente não tenho amigos obesos que fumam maconha, mas claro que pode acontecer. Os estudos feitos sobre a relação do consumo da maconha e a insulina natural mostram porque as coisas funcionam assim. A larica é realmente uma fome muitas vezes incontrolável, mas que dificilmente poderá te fazer engordar por causa dela. É basicamente o sonho de toda mulher, poder comer o que mais lhe agrada sem engordar significantemente.