31 dezembro, 2014

Maconha realmente aumenta a criatividade?

cannabis e cérebroPara muitos, tudo o que se precisa é o doce beijo edificante de uma sativa para desobstruir um bloqueio de criatividade ou para trazer uma nova visão para uma arte. Mas isso poderia ser chamado de explosão criativa ou é apenas uma ilusão da mente?

A percepção da relação entre a criatividade e a cannabis é vista como um casamento feito no céu. Acredita-se que dão origem a novas vias de pensamento e percepção. No entanto, um estudo recente realizado por pesquisadores da Universidade de Leiden, na Holanda tenta acabar com esse mito da maconha.

Professor assistente de neuro-modulação e cognição da Universidade, Dr. Lorenza Colzato disse em um comunicado. "Se você quer superar o bloqueio de escritor ou qualquer outro hiato criativo, acendendo um baseado não é a melhor solução. Fumar vários baseados, um após o outro pode até ser contraproducente para o pensamento criativo."

Ao lado do colega Dr. Mikael Kowal, Colzato recrutou 54 participantes para fumarem maconha e participarem do estudo. O grupo foi então dividido em três grupos de 18. O primeiro grupo recebeu 22 mg de THC, o segundo de 5,5 mg de THC e o terceiro um placebo. Consumo de maconha foi facilitado pelo uso de um vaporizador. Os participantes não foram informados da dose que receberam.

Uma vez administrada a maconha, os participantes, onde, em seguida, foram colocados com suas músicas favoritas e com uma gama de tarefas cognitivas.

Essas tarefas eram focadas em dois tipos de processos de pensamento criativo, sendo o primeiro "pensamento divergente" (chegando com soluções criativas rápidas) e o outro "pensamento convergente", a capacidade de encontrar a única resposta certa para uma pergunta.

Analisando os resultados, os pesquisadores descobriram que os participantes que receberam a maior dose de THC foram piores nas tarefas. Portanto, o THC teve um efeito negativo sobre a sua capacidade de encontrar soluções para as tarefas especificadas. Os participantes com a dose baixa ou placebo exibiram muito melhores habilidades de pensamento criativo em comparação com o grupo de dosagem elevada. Com isso dito, não houve sinais de aumento da criatividade em seu desempenho real.

Caso encerrado?

Pode-se argumentar que, a julgar os participantes desse estudo sobre a velocidade com que eles têm respostas com uma solução para os problemas do estudo, é uma ideia aparentemente ruim quando se fala de cannabis. Muito odiosamente, os resultados do estudo contradizem diretamente a experiência dos consumidores de maconha em todo o mundo, o que levanta dúvidas significativas sobre a metodologia do estudo. Cannabis não necessariamente funciona em um nível cerebral, intelectual e até mesmo tende a silenciar essas habilidades. Medindo criatividade exatamente sobre este nível cerebral parece estar inteiramente a perder o ponto. Como Einstein famosamente colocou, você não pode julgar um peixe por sua capacidade de subir em uma árvore.

Embora este estudo foi minuciosamente feito em um número de pessoas, ele tem negligenciado muito mais pessoas que também fumam maconha. Por essa razão, implica os resultados são jogo justo para o escrutínio. Como a criatividade pode ser condensada em uma tarefa cognitiva simples? Certamente o fato de os participantes terem sido colocados em habitações desconhecidas e não naturais desempenhou um papel no resultado geral? Será que as coisas teriam sido diferentes se eles estivessem no conforto de suas próprias casas, tornando assim um espaço mais criativo e "natural" de um maconheiro cotidiano?

Com este estudo levantando aparentemente mais perguntas do que respostas, isso só mostra que as coisas nem sempre são tão preto no branco. Mas com o que foi dito, talvez isso vai abrir a porta para novas explorações nos elos desconhecidos de cannabis e da criatividade. Pelo menos por agora, todos nós podemos pensar o que queremos.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...