15 setembro, 2014

Maconha medicinal x trabalho livre de drogas

preconceito com a maconhaEmbora a maconha medicinal seja legal em 23 estados dos EUA, a maioria das empresas não estão mudando suas opiniões com seus funcionários. Em vez disso, elas estão mantendo suas políticas "livre de drogas", causando um ambiente que faz algo legal, como medicar-se com cannabis, um motivo para ser demitido no local de trabalho. Ao longo das últimas semanas, tem havido várias histórias sobre pacientes sendo demitidos por seus empregadores - ou parando de usar maconha medicinal para não perder seu emprego. 

Um caso é o de Brandon Coats, paralisado por um acidente de carro em que ele estava envolvido, aos 16 anos, Brandon vem usando maconha medicinal desde 2009 para aliviar a dor dos espasmos que sacodem seu corpo. Quando seu empregador, exigiu que ele fizesse um teste de drogas, ele sabia que iria testar positivo para maconha, mas achou que estava tudo bem, como a maconha medicinal é legal em seu estado natal, Colorado. Quando Brandon chegou para o trabalho da semana depois de seu teste de drogas, ele descobriu que seu cartão-chave não estava deixando-o entrar no prédio. Ele foi demitido por violar as regras do "local de trabalho livre de drogas", apesar de ter um cartão de maconha medicinal e medicar-se legalmente. Quando lhe pediram para comentar sobre sua demissão da empresa, Mr. Coats disse: "Há um monte de gente lá fora que precisa de emprego, e pode fazer um bom trabalho, mas para que eles vivam suas vidas, eles têm que ter [maconha].

Brandon Coats não é o único americano nesta situação. Na semana passada, Don DeZarn, com 48 anos de idade, empregado da Universidade de Princeton, foi dado um ultimato - parar de usar maconha medicinal, ou seria demitido. Don, um veterano da Marinha dos EUA, está agora em licença remunerada como a Universidade onde trabalha para descobrir como acomodar sua deficiência e uso de maconha medicinal. Embora a maconha medicinal seja legal em Nova Jersey, sob o estado de direito empregadores não têm que acomodar o uso de maconha medicinal no local de trabalho. 

Por isso que as leis ainda não são completamente aceitas, simplesmente pelo fato de que não são completas, sempre falta ajustar algo. E ainda mais do que isso, a legalização deve ser muito mais do que no papel apenas, ela deve ser feita na cabeça das pessoas, e para isso as autoridades devem informar os cidadão, dando-lhes as explicações necessárias para que passam a aceitar a maconha como algo normal, do cotidiano da vida, sem preconceitos.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...